Antes de ontem foi dia de consulta de rotina da Madalena (6 meses) na pediatra.
Comprimento: 66cm (ok)
Perimetro cefálico: 44cm (ok)
Peso: 6.450kg (???)
Este último item deixou-me assustada e à médica um pouco surpreendia, a Madalena (apenas) aumentou 200g desde a última consulta que foi aos 4meses e meio. Passou do percentil 50 que tinha conquistado com tanta luta para o percentil 25.
Confesso que desta vez fiquei de rastos, com a sensação que qualquer coisa falhou, ela até como bem mas pelos vistos não é o suficiente...
Eu sei que ela é uma prematura, o meu pestinha anterior também é, mas ele com seis meses já pesava 8kg.
O que me deixa ainda mais assustada é que se não for da comida poderá ser de outra coisa qualquer, e isso não me descansa.
A pediatra disse para eu não me alarmar, porque na fase de transição para os sólidos, devido à adaptação aos novos sabores isto poderá acontecer.
No entanto a Madalena tem consulta daqui a um mês e nessa altura (defenitivamente) não deverá cruzar mais percentis pelo contrário deverá retomar o seu caminho, caso contrário terá de se "descobrir" o que se passa.
Outra coisa que também não me tranquilizou é o facto da Madalena ainda não se sentar sem apoio lateral, falei nisso à pediatra e ela disse-me que cada bébé tem o seu ritmo e é perfeitamente normal, vamos dar-lhe tempo.
Claro que eu que já estava preocupada ainda fiquei mais e estas últimas palavras nem me serviram de consolo.
Eu que normalmente até sou animada, despachada e todas essas coisas positivas, confesso que me sinto um pouco quebrada e triste.
Neste momento estou a tentar ser optimista e transmitir isso aos meus filhotes, mas às vezes é dificil.
Hoje os dois pestinhas ficaram com a avó, estavam os dois com um bocadinho de tosse e ranhoca, esperemos que não passe disso.
A todas um óptimo fim de semana, e não estranhem a minha ausência se isso acontecer, às vezes é preciso pararmos um pouco, fazer um reset, e continuar...