Como eles crescem

quinta-feira, agosto 10, 2006

Uma ajudinha por favor

Pois é apesar de ser mamã de 2ª viagem vou precisar das vossas dicas.
A Madalena tal como os outros bébés nesta altura está na fase das cólicas, gases, e cócós um pouco mais rijos, situação que piorou um pouco porque eu deixei de ter leite, e ela está exclusivamente a ser alimentada a biberon.
A verdade é que ela é uma comilona, de 3 em 3horas lá está ela pronta para o seu biberon, que costuma ser 90ml ou 120ml, o problema é que ela come tão depressa que para além de se engasgar muitas vezes, tem tendência a ficar empanturrada por causa da forma como mama, e até fica um pouco aflita nos minutos seguintes para libertar esses gases, reultado nem sempre mama o que queria e fica com fome.
Paqra além disso os cócós estão a ser feitos 2 vezes ao dia com a minha ajuda porque neste momento ela não consegue fazer sozinha, utilizo Bebegel e massagens, vocês têm alguma dica? Não queria estar a habituá-la ao Bebegel, mas se não for assim ela fica aflita...
Fico à espera das vossas dicas

9 comentários:

Carla Santos Alves disse...

Olá querida

Olha já compraste um biberon anti colicas?..costuma resultar...


Bjs
carla

Mãe Gabi disse...

tb tive esse problema e para não usar sempre o bebegel, estimulava o rabinho com a pontinha do termometro...usei o biberon da chicco os fisilogicos mas o pediatra mudou o leite...usava o aptamil e passaei a usar o aptamil confor.. melhorou e muito!bjs

Rita disse...

Há várias coisas que podes fazer para minorar essas cólicas: podes sempre ir mudando de leite até encontrares um com que ela se dê bem. Os meus dão-se muito bem com o S26, mas cada bebé tem os seus gostos. Também ajuda ter um biberão anti-cólicas. Mas por melhor que seja o biberon, o ideal é que a bebé esteja muito calminha enquanto está a beber o leitinho porque senão acaba por ingerir muito ar e depois é uma bola de neve. Por isso seria bom, que a ajudasses a fazer cocó antes de ela comer, assim fica mais calma. Tenta evitar usar o gel, corta o tubinho e põe só um bocadinho de vaselina na pontinha. Assim, não há o risco de criar habituação. Faz-lhe massagens regularmente, no sentido dos ponteiros do relógio. Isso vai ajudar a libertar os gases e ela vai ficar muito mais calminha. Existe um chá da milupa que também ajuda. Mas se deres um bocadinho de água morna também é bom. O meu pediatra aconselhou-me o Vagopax em situações de SOS, e é muito bom. Resulta mesmo. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntares.
Beijinhos

a mamã Paula disse...

Obrigada a todas.

Em relação ao biberon eu uso o da Chicco, aquele anatomico anti-colicas é bastante bom, talvez seja mesmo do leite...

Tita Dom disse...

Também tive esse problema com duda. E quando não usava o bebegel usei um cotonete molhado em agua quente, ou entao oleo de bebe e tentava ajuda-la com ela deitadinha.

É terrivel quando são pressos, duda ainda hoje o é :-(

Beijos

Paula Silva disse...

olá
Axo que devias experimentar outra tetina...
Quanto á barriguinha experimenta fazer-lhe uma ginastica ás perninhas flectindo-as para cima e para baixo (devagarinho ...)
Beijinhos e as melhoras
Paula

andreia disse...

da lhe muita agua e cha de funcho que ajuda, se nao resultar em vez do bebe gel utiliza apenas um cotonete com oleo e estimula, se a habituares ao bebegel e pior.
jinhos e espero ter ajudado

Carla Iglesias disse...

Olá Paula,
Estou com os mesmos problemas porque a Diana é uma comilona, come de 3 em 3 e também biberon e engasga-se bastante. Ontem estava ver que não conseguia que ela 'desse a volta' porque engasgou-se e já era leite a sair-lhe pela boca, eu aflita ela também..
Também come 90ml e por vezes 120ml e os cócós têm sido bastante duros.
Eu tennho um biberon da bebe confort anti colicas que evita que eles engolam ar..tens alguns desses?
Quanto ao bebé gel uso mas muito esporadicamente..
Beijinhos
Carla

Gonio disse...

Segundo o nosso Pediatra, o bebégel não cria habituação, mas devemos tentar que façam os cocós apenas com massagens.
A minha opinião é sempre pelo "caminho" que lhes causa menor sofrimento, por isso estive +/- 1 mês em que tinha que usar bebégel quase todos os dias (esperava até a ultima mamada). Até que a barriguinha recomeçou a funcionar e desde que começou com a sopa faz 2 vezes ao dia.
- tambem ouvi dizer que água morna (beber)fazia bem, mas não cheguei a experimentar.

Bjinhos,