Como eles crescem

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Nem tudo são boas notícias

Antes de ontem foi dia de consulta de rotina da Madalena (6 meses) na pediatra.
Comprimento: 66cm (ok)
Perimetro cefálico: 44cm (ok)
Peso: 6.450kg (???)
Este último item deixou-me assustada e à médica um pouco surpreendia, a Madalena (apenas) aumentou 200g desde a última consulta que foi aos 4meses e meio. Passou do percentil 50 que tinha conquistado com tanta luta para o percentil 25.
Confesso que desta vez fiquei de rastos, com a sensação que qualquer coisa falhou, ela até como bem mas pelos vistos não é o suficiente...
Eu sei que ela é uma prematura, o meu pestinha anterior também é, mas ele com seis meses já pesava 8kg.
O que me deixa ainda mais assustada é que se não for da comida poderá ser de outra coisa qualquer, e isso não me descansa.
A pediatra disse para eu não me alarmar, porque na fase de transição para os sólidos, devido à adaptação aos novos sabores isto poderá acontecer.
No entanto a Madalena tem consulta daqui a um mês e nessa altura (defenitivamente) não deverá cruzar mais percentis pelo contrário deverá retomar o seu caminho, caso contrário terá de se "descobrir" o que se passa.
Outra coisa que também não me tranquilizou é o facto da Madalena ainda não se sentar sem apoio lateral, falei nisso à pediatra e ela disse-me que cada bébé tem o seu ritmo e é perfeitamente normal, vamos dar-lhe tempo.
Claro que eu que já estava preocupada ainda fiquei mais e estas últimas palavras nem me serviram de consolo.
Eu que normalmente até sou animada, despachada e todas essas coisas positivas, confesso que me sinto um pouco quebrada e triste.
Neste momento estou a tentar ser optimista e transmitir isso aos meus filhotes, mas às vezes é dificil.
Hoje os dois pestinhas ficaram com a avó, estavam os dois com um bocadinho de tosse e ranhoca, esperemos que não passe disso.
A todas um óptimo fim de semana, e não estranhem a minha ausência se isso acontecer, às vezes é preciso pararmos um pouco, fazer um reset, e continuar...

20 comentários:

Tita Dom disse...

Não desanimes, sei bem o que é, tambem estive assim ainda esta semana. Força tá, vais ver que não é nada de mais.
Um beijo grande e bom fim de semana

Ruth disse...

Ainda ontem falei no timing dos bebés com o meu marido. Eles não sou todos iguais, o diogo só agora apareceram os dentes, não diz nenhuma palavra, só agora começou a equilabrar-se sentado... temos de dar-lhes tempo, não te preocupes, não sofras por antecipação, eu sei que é dificil quando se trata dos nosos pequenotes, mas pensa positivo.
Beijocas
Ruth+Diogo

Morena disse...

Qt ao peso não te posso ajudar... a minha sempre foi o contrário da tua, nasceu depois do tempo, com 4.200Kg e aos dois meses já tinha os tais 6Kg. Mas isso do sentar é normal, a sério! A minha tb tinha de se apoiar nas mãos aos 6 meses, só aos 7 conseguiu mesmo estar sentada sem qualquer tipo de apoio!
Vais ver que corre tudo bem!
Bj grande

Marta disse...

Pois...quanto ao peso....tb nada feito que a minha bicharoca é um peso bruto (9350Kg)...tem menos 1 dia que a tua mas nasceu de 41 semanas e com 4.078kg. De qualquer forma tb só engordou 150 gr entre consultas ( 1 mês e 1/2) e seundo o pediatra tem a ver com o facto de serem mais mexidos e estarem na escola, mais activos!
O meu ediatra aconselhou a levar a sopa de casa para que coma a quantidade e qualidade necessárias ao desenvolvimento...afinal a sopa da mãe, é a sopa da mãe...lo
Vais ver qu está td bem...e já dizia o provérvio...a mulher quer-se pequenina como a sardinha...lol

beijocas e muito ânimo ok?

Gina A. disse...

Paula, tem calma! Eu sei que falar é fácil... e logo eu, que sou super ansiosa e fico logo a pensar nisto e naquilo... mas não te podes precipitar e não deixes (tenta, pelo menos) que essa angústia tome conta de ti!

O Duarte, devido às duas infecções urinárias que teve, também anda no percentil 25 (no peso) e houve uma altura em que quase saía para o 10! Mas felizmente tem vindo a recuperar e já mantém a curva do percentil 25 e está a fazer uma profilaxia de 1,25 mg de antibiótico/dia para prevenir que não hajam mais infecções. Vamos fazer isso pelo menos até Junho.

A Madalena vomita? Come o suficiente? É nisso que tens que reparar e há uma coisa muito importante, linda, é que nunca devemos insistir com eles, para que comam. Aconteceu-me algumas vezes, por querer tanto que o meu pequenito comesse tudo (e bem), insistia e ele acabava por deitar tudo fora!
Se te aperceberes que ela já não quer mais, não insistas! Mais vale ela ficar com o que comeu lá dentro, do que ficar sem nada. E quando isso acontecer, dá-lhe uma frutinha passado algum tempo. Assim, ela já quase digeriu a última refeição e, com a fruta, fica mais aconchegada.

Compreendo bem o que sentes (nem tu imaginas o quanto!), mas tenta descontrair um pouco. Nós transmitimos-lhes toda essa ansiedade e isso ainda é pior.

Um beijinho grande, amiga e espero que as coisas corram bem e que a bonequinha melhore! E... não gosto de te "sentir" assim! Força!

Fernanda disse...

Olha, linda, o importante é que não desanimes, ok?
Faz lá o teu "reset" e volta ao teu normal. Tu sabes bem que cada criança tem o seu ritmo, e não nos podemos guiar pelo que acontece aos outros (mesmo que esses "outros" sejam irmãos).
Pode ser essa transição da comidinha de bebé para os sólidos que esteja a ser mais dificil para a tua princesa... Dá-lhe tempo. Tu que és mamã de 2ª viagem já devias ter interiorizado isso. Cada bebé tem o seu próprio ritmo, lembra-te. E relaxa. Senão acabas por passar a tua ansiedade para eles e isso não é bom.
Se precisares de falar, conta comigo.
Beijos muito grandes e calma, sim?
Fernanda
(Nandinha para ti!;o)

Charilas disse...

Vai correr tudo bem, vais ver! De facto na transição dos liquidos para os sólidos é comum o peso estagnar um pouco. Vais ver que agora tudo se recompõe.

Beijinhos

Jolie disse...

Não te preocupes, a sério.

Lembras-te da quebra de crescimento do Miguel?!

E aconteceu o mesmo com a Joana.

A introdução dos sólidos, o ganhar mais mobilidade, até alterações do sono, reflectem-se no peso.

Descansa, e aprende o ritmo dela.

Um beijo!

Paula Silva disse...

Paulinha não é caso para alarmes
Se amenina come bem ..olha é o ritmo dela ... vai dando novidades sim?
Beijinhos e as melhoras das ranhocas dos 2
Paula

XanaA. disse...

É uma situação angustiante, mas tenta descontrair. Aposta nos alimentos, sólidos ou líquidos, que ela gosta mais. Faz o melhor que conseguires, mas não desesperes. Por vezes é difícil "aguentar", mas é preciso... Força. Vais ver que em breve tudo entra nos eixos.

Bjs grandes

pdinis disse...

Paula, nunca comentei, mas já te sigo há algum tempo, até porque se algum dia tiver uma menina (só tenho um Manel) também vai ser Madalena, nome que adoro!!!
Quanto ao peso da princesa não sei que te diga, embora ache que são fases de adaptação aos novos hábitos que eles passam... já quanto ao sentar, o meu Manel só se equilibrou mesmo sozinho aos 9 (!!!!) meses, eu tb já estava a stressar, mas cada um tem o seu ritmo e hoje, com 18 meses, ele não pára e faz tudo e mais alguma coisa, até demais!!!!
Relaxa e goza os teus bonequinhos!!!!

guga2004 disse...

Vais ver que nao vai ser nada. O Guga sentou-se bem apenas aos 7 ou 8 meses.


bjs Sandra

Mãe Gabi disse...

eu acredito que tudo vai correr pelo melhor...beijos e nao desanimes!

Helena disse...

espero que a pausa seja breve e que quando voltares já estejas mais animada. Os nossos filhotes são fonte de grandes alegrias mas também de grandes preocupações. mas a verdade é que cada um tem realmente o seu próprio ritmo. tem calma, tudo está bem com a tua Madalena.
beijocas grandes

Carla Iglesias disse...

Olá amiga,
Eu também tive filhas muito pequenas e ainda hoje a Ângela com 22 mesinhos tem 11k500. Vê lá que a irmã com 6 meses tem 9k500, daqui a pouco está a apanhar a irmã!
Não te preocupes, cada criança tem o seu desenvolvimento e de certeza que não foi nada que fizeste para ela não ter ganhado peso...

Beijinhos
Carla

Carla Iglesias disse...

Esqueci de te dizer outra coisa:
A Ângela começou a sentar com 5 meses e com 6 já se sentava muito bem se qualquer apoio. A Diana tem 6 meses e duas semanas e ainda não se senta bem sem tombar. Não a posso deixar sozinha sentada, porque logo logo caí!

Bjos
Carla

Smas disse...

Calma. A minha filhota também emagraceu desde que começou a comer sólicos, pode ser que seja só isso. E que me lembre aos 6 meses também não se sentava sozinha.Bjs

andreia disse...

ola
entao nao podes ficar logo assim ha bebes diferentes nao podes comparar com o irmao como e logico, a di tambem teve meses que so engordava 100gr 200 desceu dos 95 que nasceu para o percentil 50 .
se nao engorda cresce nao te preocupes.
quanto a nao se sentar e o mm a minha sogra toma conta de uma bebe que tem 16 meses e nao anda ainda.
va tem calma e vais ver que e so uma preocupaçao sem sentido
jinhos

Tita Dom disse...

Espero que esteja tudo bem convosco.
Beijo grande

Margarida disse...

Não fiques desanimada, tal como as outras mamãs tb acho que cada um tem o seu timing e eles não mesmo todos iguais.
A Rita tb só se começou a sentar sem apoio já com quase 7 meses, no entanto rasteja desde os 5 e põe-se em pé tb desde os 5 meses.
Sobre o peso pode mesmo ser da transição para os sólidos, mas se tens nova consulta em breve vais conseguir descançar o coração até lá.
Já pensaste que pode ser de ela ter estado doentinha e ter perdido peso? Pode ser disso.
Beijinhos e as melhoras dos ninos