Como eles crescem

quinta-feira, maio 21, 2009

...do 1º ano de escola do pestinha

Esta nova etapa da vida dele e da nossa começou em Setembro do ano passado, e quer acreditem ou não desde o post em escrevo sobre os meus receios e dúvidas sobre a entrada na escola dos crescidos (ok, ele entrou na primária, mas os miúdos pareceram-me enormes) que quero escrever qualquer coisa sobre a evolução das coisas, a verdade é que não o fiz até à data, ou por falta de tempo ou porque simplesmente não surgiu a oportunidade.
No entanto achei que devia ficar registado o "1º ano" dele, para mais tarde recordar.
.
Confesso que os meus receios iniciais foram mais que muitos, a escola nova que é totalmente diferente do colégio/infantário, os meninos que já são tão crescidos, a expectativa em relação à sua adaptação a este novo mundo, e como iria correr a aprendizagem.
.
Posso dizer que ele se portou como um crescido, apesar de em alguns dias menos bons chegar a casa e dizer que um menino não o deixou jogar futebol, ou que outro menino lhe tirou um berlinde ou até porque houve uma briga.
Teve dificuldades em algumas matérias, umas que foram ultrapassadas e outras estão a ser trabalhadas nesse sentido, e aqui (como não podia deixar de ser) dou os parabéns à excelente comunicação e abertura entre a professora, o educador do ATL e nós pais.
Não é um aluno excepcional, é razoavel e aplicado, um pouco cabeça no ar, mas esforçado.
Gosta de aprender e o sucesso deste querer saber mais está também relacionado com a forma como toda a informação é dada, e aí mais uma vez o método utilizado pela professora resultou muito bem.
As músicas das letras do ABC que eu tanto ouvi lá em casa, o tangram, o fio de contas e tantas outras coisas que facilitaram a (por vezes) árdua tarefa de aprender.
.
Hoje dia 21 de Maio estamos a menos de um mês das férias escolares, termina o 1º ano, já tem 7 anos, está a crescer...
Mais uma vez a velocidade com que o tempo passa me surpreende. Em conversa com a professora recordei a 1ª reunião, parecia que tinha sido no outro dia, enfim!
.
Deste primeiro ano tiro uma lição, tentem conhecer o mais possível a escola do vosso filho e quem trabalha diariamente com ele, comuniquem, tanto para chamar a atenção para algo que achem não estar correcto, como para valorizar o que de bom se faz.
O sucesso depende do nosso acompanhamento e envolvimento, sei que nem sempre é fácil mas é possível, eu e o meu marido (por exemplo) moramos na margem sul onde temos a escola e colégio dos pestinhas e trabalhamos em Lisboa a full-time, o tempo é uma limitação mas nós conseguimos.
E agora talvez o mais importante, ele é uma criança, e a brincadeira tem de continuar a fazer parte da sua rotina, não podemos nem devemos subcarrega-lo de exigências, não devemos torná-lo "adulto" num dia para o outro, as coisas têm de ser equilibradas. Não pensem que tudo isto foi tão linear, nós falamos sobre isto, porque no inicio do ano fomos nós (pais) os primeiros a cometer o erro de exigirmos demais, ao percebermos isso modificámos o nosso comportamento e recuámos ao tempo e à forma como coisas eram antes da escola, e tudo correu com muito mais naturalidade e facilidade. Conseguimos um equilibrio.
Mimos, amor, ternura, compreensão, orgulho e brincadeira nunca são demais, claro que de vez em quando um ralhete ou uma palmada no rabo tem de ser mesmo...mas eles são crianças, e crescem tão depressa que temos de aproveitar, ajudá-los e encaminhá-los no seu percurso, mas brincar e muito!
.
Já sei que este foi daqueles post´s longos a atirar para o chato, mas tinha de ser, e como eu aqui já disse sou uma pessoa de sentimentos, tanto digo o bom como o mau, portanto aqui fica um beijinho especial e (mais uma vez) os meus parabéns ao Márcio (colégio/ATL) que tão bem soube apoiar, auxiliar, ensinar e sobretudo acarinhar o nosso pestinha durante a semana após as aulas e claro à Profª Patricia que tão bem soube desempenhar a sua função de ensinar e comunicar tanto com o pestinha como com os pais e educador, será pouco provavel mas gostávamos muito de continuar a tê-la como professora do pestinha...senão como eu não gosto nada despedidas aqui fica um Até Já.
.
Por último aqui ficam os parabéns para o meu pestinha lindo, parabéns filhote continua assim!


5 comentários:

Marta disse...

Parabens!

esta mesmo a ficar crescido...

Um beijo grande
Marta e Nuria

Paula Silva disse...

PARABÉNS MEU QUERIDO! TÁS UM MENINO CRESCIDO E JÁ VAIS PARAA 2ª CLASSE
Tudo de bom e sê sempre assim
paula

coquinhas disse...

gostei deste post, conheci o v/blog à pouco tempo. a mnha filha entra no proximo ano lectivo para a 1ª classe, ja me estou a rever nas tuas palavras e tudo. mas lá está, eles ainda são crianças e nao lhe pudemos pedir nada em excesso pois ainda estão a dar o 1º passo. bjinho grande e parabéns pelo teu mimocas

Prof. Patrícia disse...

Adorei ler este post por tudo, não só pelo elogio(lol) mas por tudo o que diz, pois imensos pais deviam seguir os vossos "passos"... Mas tenho de acrescentar uma informação:
Tenho de Vos dar os Parabéns, pelo Vosso esforço e desempenho. Pois foi Excelente! Ao longo do ano, ambos (pai e mãe), acompanharam e fizeram tudo o que foi necessário pelo Vosso "pestinha". O que nem sempre é fácil (trabalho, horários...), mas Vocês conseguiram!
Muito obrigada por tudo;)
Beijinhos

Carla Santos Alves disse...

Parabéns ele e parabéns a vós pais!

Bjs