Como eles crescem

quinta-feira, setembro 01, 2005

O primeiro dia de "escolinha"



Foi hoje! Aliás acho que toda a gente já sabia, eu não falava em outra coisa ;-)
Parece que eu é que me estava a mentalizar.

Hoje decidi tirar o dia, aliás já estava planeado desde Agosto, queria ter tempo e calma, para acompanhar o meu pestinha no 1º dia, do 2º ano na "escolinha".

Eram quase 9h estava a "abanar" o Henrique, com cócegas e beijinhos, ele pediu-me leitinho (o biberon com leite e cerelac que toma todas as manhãs), passados alguns minutos já estava ele a beber o seu leitinho, aquele momento que ele tanto gosta, pode até já não ter idade para isso, mas nota-se que aquele momento o satisfaz, por isso eu também não insisto em que ele deixe o biberon.

Depois do leitinho decidiu voltar-se para o outro lado da cama, como se fosse ainda um dia de férias, em que pudesse dormir mais um bocadito.
Despertei-lhe a atenção para uns desenhos animados que estavam a dar na televisão, e com isto consegui que ele não adormeçe-se novamente.

Perguntei-lhe se sabia para onde ía, ao que ele respondeu prontamente- "Cola?", eu respondi que sim e ele ficou bastante entusiasmo, afinal já andava a perguntar isto há alguns dias.
Vestiu-se rapidamente e nem reclamou da farda da escola, porque naqueles dias que eu chamo "dificeis", por vezes não é fácil vesti-lo seja o que for, e olhem que a roupa da escolinha que eu chamo farda, é um polo e uns calções super práticos e confortaveis.

Brincadeiras, risotas e mais miminhos:
-Henrique vamos?
-Pera, quando acabar isto podes, xim? (apontando para os desenhos animados)
Concordei afinal era o primeiro dia.

Acabaram os desenhos animados e lá foi ele, desligou a televisão, pegou na mochila dele e lá fomos para o carro.
Saída de casa 10h30.

Tudo corria lindamente, quando faltavam poucos metros para chegar à escolinha o Henrique queixa-se da barriga, que queria fazer cócó, eu respondi-lhe que estávamos a chegar fazia na escolinha, não concordou e começou a tentar fazer birra.
Chegámos à sala, e o Henrique um pouco choramingas, falámos às educadoras, vi a nova sala do Henrique, que era girissima ( com cores vivas pintadas de novo, brinquedos novos, enfim uma delícia) e lá foi ele para o WC, troquei alguns detalhes em relação às férias com elas, de como o Henrique se tinha portado e fui embora.

Espreitei pela janela, e apesar de já ter saído do wc (sem fazer nada), andava todo contente a brincar com os amiguinhos. Fiquei mais descansada.

No caminho da saída passei pela antiga sala do Henrique, espreitei pela janela, tinham chegados os meninos "novos", aqueles que íam para a escolinha pela primeira vez, e lembrei-me do ano passado, relembrei o 1º ano do Henrique, fiquei uma pouco nostálgica.

Paragem na secretaria para tratar de pagamentos, falar com as directoras, e tratar os pormenores da farda de Inverno.

Claro que hoje por ser o primeiro dia por volta das 16h fui buscá-lo, estava animado e novamente no wc, mas não fez nada, talvez tinham sido os nervos, o Henrique sempre foi um pouco preso de intestinos, e estas situações por vezes "mexem" com isso.

Falei com a Patrícia (educadora) e ponto da situação foi:
Portou-se lindamente, comeu a SOPA e o PRATO principal (coisa que é em casa é quase impossível), dormiu a soneca da tarde, brincou imenso, nada de choros, nem birras, parece que até já estava com sadudades.
Antes assim.
Amanhã será outro dia, o 2º dia vamos ver como corre.

Fica aqui um miminho para todas as mamãs que "enfrentaram" hoje o regresso à escolinha.

Escrevi imensooooo, mas tinha de ser.

3 comentários:

Ana Rodrigues disse...

Que bom que tudo correu bem na escolinha!
:-)

beijinho

Margarida disse...

Ainda bem que correu tudo bem com o Henrique.
A Mariana ficou a choramingar, mas assim que foi para o colo da auxiliar, calou-se. Tb espreitei pela porta e depois vi que estava bem. À tarde não queria vir embora. :)
Beijokas e espero que hoje tenha corrido igualmente bem.
Guida

guga2004 disse...

Que bom que correu tudo tão bem. O Guga ainda choramingou mas passou-lhe também rapidamente.
beijocas Sandra & Guga